LX Factory para Matriz, com Maria Fonseca



LXF | LX Factory :: O espaço que ocupa uma ideia ou A fábrica com gente dentro.

Foi chamada de Ilha Criativa (Marketeer), Fábrica de Ideias (Jornal de Letras, Artes e Ideias), Fábrica das Artes (TimeOut Lisboa) e de Cidade Criativa (Arquitectura 21), epítetos mais do que merecidos para um vasto espaço lúdico, criativo e empresarial estabelecido na vertente ocidental da cidade de Lisboa, em Alcântara ao Calvário.

Mais ainda do que ser uma pequena cidade em que profissionais da criatividade de para cima de 120 gabinetes, entidades e afins exercitam diariamente a sua vocação e o seu saber nos campos da produção artística em todos os seus cambiantes (artes plásticas e letras, design e arquitectura, gráficas e até gastronómicas), a LX Factory representa terreno fértil para a colaboração. Este texto escrito a 4 mãos é exemplo de um desses encontros, reflexo de uma colaboração recente surgida de uma conversa de corredor. E sobre este artigo a revista onde ele repousa, fruto também de parcerias e enfim amizades, surgidas no seio deste corpo industrial.

Mas qual o espaço que ocupa uma ideia? Em Portugal há muito que faltava um território como este onde sem barreiras, distâncias ou preconceitos as várias disciplinas coabitassem, partilhassem e co-criassem. Um think tank cooperativo e operacional, onde as ideias circulam livremente nos corredores e os projectos despontam nas mesas de café, lacrados a apertos de mão e confirmados com sorrisos. A LX Factory é como uma grande casa, cheia de inúmeras divisões dispostas horizontalmente e em altura e na qual os membros da família circulam de quarto em quarto, deambulando de atelier em atelier, improvisando amizades e alinhando conversas.

É um complexo de polivalência cultural único em Lisboa, único no país e de contornos excepcionais a nível europeu – dos exemplos internacionais, desde os mais académicos aos físicos e arquitectónicos, há muito que se falava na necessidade de seguir o exemplo estabelecido lá fora e acredita-se que a necessidade prévia de educação cultural da sociedade era impeditiva do sucesso. A LX Factory associa a readaptação de um espaço arqueológico industrial à renovação urbana pela arte, sintoniza o fazer artístico e a necessidade urbanística e promove espaços, produtos, marcas e empresas via a excepcionalidade do seu conteúdo em conjunto. A parte do todo e o todo pela parte têm aqui especial relevo num local que pode funcionar como um alfarrabista: procura-se um livro e encontra-se outro completamente diferente – procura-se por aqui um designer e descobre-se um artesão.

Passados aproximadamente dois anos desde a sua fundação, a Lx Factory tem ocupação máxima. Acreditamos que o conceito de revitalização de um espaço industrial para a criação de um pólo de criatividade foi um importante impulso no circuito cultural nacional mas e se muito ainda há por criar neste território, muito mais haverá com o contributo do leitor, a proactividade e participação é necessária. E é necessário em absoluto conhecer o LX Factory – percorrer a sua quase labiríntica e densa encruzilhada de passagens e salas e conhecer-lhe o pulsar.

idênticos conceitos ::

Trans Europe Halles | http://www.teh.net
Lasipalatsi (Helsínquia) | www.lasipalatsi.fi
Les Frigos (Paris ) | www.les-frigos.com
EKH (Viena)
Arena (Viena) | www.arena.co.at
P.S.1 Contemporary Art Center (Nova Iorque) | www.ps1.org
MediaLab (Madrid) | www.medialabmadrid.org

a conhecer :: www.lxfactory.com

--
Maria Joao Fonseca (Bound Arquitectos) + Rafael Vieira (wateb.com)